Descubra o segredo por trás do delicioso brigadeiro de panela com nossa receita fácil e prática. Feito com ingredientes simples como leite condensado, chocolate e manteiga, este doce tradicional brasileiro é perfeito para qualquer ocasião. Com nosso guia passo a passo, você aprenderá a preparar o brigadeiro de panela perfeito em questão de minutos. Seja para festas, sobremesas ou simplesmente para satisfazer um desejo de doce, nosso brigadeiro de panela é garantia de sucesso. Experimente agora e encante-se com o sabor irresistível deste clássico da culinária brasileira!

O brigadeiro é um doce típico da culinária brasileira, com origem no Sudeste do país, que rapidamente se difundiu pelo Brasil, tornando-se comum em todo o país a sua presença em festas de aniversário, junto com doces como o cajuzinho e o beijinho.

Ingredientes

1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de cacau em pó
2 colheres (sopa) de manteiga
⅓ de xícara (chá) de nibs de cacau
cubos de gelo

Modo de Preparo

Coloque o cacau em pó numa tigela e misture, aos poucos, 2 colheres (sopa) de água até formar uma pastinha. Separe uma travessa funda e preencha com cubos de gelo – ela será usada no fim da receita para resfriar o brigadeiro.
Numa frigideira com bordas altas, junte a manteiga, o leite condensado e a pastinha de cacau. Leve ao fogo médio e cozinhe, mexendo bem com um batedor de arames – ele ajuda a deixar o brigadeiro mais cremoso – por cerca de 8 minutos, até ficar com a consistência ideal para ser comido de colher.
Transfira a panela para a travessa com gelo e, com uma espátula, mexa o brigadeiro vigorosamente. Mantenha a panela sobre o gelo por alguns segundos e retire, sem parar de mexer. Volte para o gelo e repita este vai e vem, raspando bem o fundo da panela, por cerca de 3 minutos até que o brigadeiro esfrie para ser comido de colher. Importante: se nesta etapa você deixar a panela diretamente no gelo, o brigadeiro vai grudar e endurecer no fundo.
Salpique com nibs de cacau e sirva a seguir, direto na panela para comer de colher.