[ad_1]
A Pavlova recebeu esse nome em homenagem à famosa bailarina russa Ana Pavlova. A base da sobremesa seria uma alusão ao ‘tutu’, a saia da bailarina. Sua origem e criação é incerta, mas bastante reivindicada pela Austrália, Nova Zelândia e França. Apesar de aparentar ser muito técnica e complexa de ser executada, com a organização e qualidade dos ingredientes e com os processos corretos, a Pavlova é uma ótima opção de sobremesa tanto para quem prepara, já que sua montagem é simples e com poucas etapas, quanto para quem degusta, uma vez que proporciona ao paladar o equilíbrio entre a doçura do merengue e a refrescância das frutas.
Como fazer pavlova especial
Ligue o forno em 130º para o preaquecimento. Separe as claras dos ovos e, em uma batedeira, bata-as em velocidade baixa até espumar. Adicione o vinagre e, depois, o açúcar aos poucos, sem desligar a batedeira. Aumente para a velocidade máxima e deixe por 5 a 7 minutos, até atingir um ponto firme. Reduza a velocidade novamente e adicione o amido de milho e as raspas de limão até homogeneizar. Em uma forma baixa, forrada com papel manteiga ou tapete de silicone, despeje o merengue com a ajuda de uma espátula, moldando em um formato arredondado e alto. Faça uma leve cavidade no centro do merengue e leve ao forno por, aproximadamente, 2 horas ou até ficar dourado e crocante. Após o tempo de forno, retire e espere esfriar.
Na batedeira, junte todos os ingredientes do creme de nata e bata até formar uma mistura homogênea. Observe o momento em que leves ondas se formam, esse é o ponto ideal. Com o merengue já frio, adicione todo o creme de natas dentro da cavidade feita anteriormente, deixando um pouco do creme naturalmente posicionado para fora. Adicione frutas de sua preferência por cima do creme e sirva.
Ingredientes
Merengue
- 2 claras de ovos
- 140 g de açúcar refinado
- 5 g de amido de milho
- 3 g de vinagre branco
- Raspas de limão (a gosto)
Creme de natas
- 300g de nata
- 170g de iogurte natural sem açúcar
- 80 g de açúcar refinado
- 5 g de extrato ou essência de baunilha
Tabela de conversão de medidas
Modo de preparo
Merengue
- Ligue o forno em 130º para o preaquecimento.
- Separe as claras dos ovos e, em uma batedeira, bata-as em velocidade baixa até espumar.
- Em seguida, adicione o vinagre e, depois, o açúcar aos poucos, sem desligar a batedeira.
- Aumente para a velocidade máxima e deixe por 5 a 7 minutos, até atingir um ponto firme.
- Por fim, reduza a velocidade novamente e adicione o amido de milho e as raspas de limão até homogeneizar.
- Em uma forma baixa, forrada com papel manteiga ou tapete de silicone, despeje o merengue com a ajuda de uma espátula, moldando em um formato arredondado e alto.
- Faça uma leve cavidade no centro do merengue e leve ao forno por, aproximadamente, 2 horas ou até ficar dourado e crocante.
- Após o tempo de forno, retire e espere esfriar.
Creme de natas
- Na batedeira, junte todos os ingredientes e bata até formar uma mistura homogênea.
- Observe o momento em que leves ondas se formam, esse é o ponto ideal.
Montagem
- Com o merengue já frio, adicione todo o creme de natas dentro da cavidade feita anteriormente, deixando um pouco do creme naturalmente posicionado para fora.
- Adicione frutas de sua preferência por cima do creme e sirva.
- É importante consumir em pouco tempo após a montagem para aproveitar a crocância do merengue e as frutas ainda frescas.
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 90 minutos
[ad_2]
Source link