[ad_1]

Faz tempo que estava querendo fazer essa receita novamente, sim, já tentei fazer duas vezes quando estava morando no Japão, e nas duas vezes a massa ficou horrível.
E aqui no Brasil só não fiz antes porque não tinha o processador para moer a carne de porco; isso mesmo, aqui na minha cidade não “existe” carne de porco moída. Tem cidades que o açougueiro faz se você comprar a carne bovina junto, assim ele passa a carne de porco primeiro e depois passa a carne bovina para “limpar” o moedor. Mas aqui, pelo menos nos lugares onde vou, não fazem.
Pensei em comprar um mini processador, já que só queria usar para triturar a carne, mas daí vi um grande que estava em promoção e resolvi comprar, e olha, foi a melhor coisa que fiz! Pois o bichinho também mistura massa e bem rapidinho! Mas para lavar é aquelas coisas né!? rss Eu achava um Ó lavar o liquidificador, mas depois de lavar o processador ficou fichinha lavar o liqui. rss

Agora a receita; gostei muito dessa massa, cresceu bem e ficou bem elástica. Já o recheio nem tanto, ficou saborosa sim, mas não me fez lembrar dos que comprávamos nos “konbinis”, lojas de conveniências do Japão. Mas depois de quase cinco anos aqui, já estou achando que não me lembro dos gostos das comidinhas de lá.
A massa é ótima, mas exige três tempos de descanso, o que deixa a receita um pouco demorada, mas vale a pena.
A receita é do site japonês Cookpad, site não, aplicativo! rss Hoje em dia tudo virou aplicativo né! Até esses dias levava o notebook pra cozinha, para seguir as receitas, agora só preciso do celular!

RECEITA: NIKUMAN (parece que em alguns lugares do Japão é Butaman)
Você vai precisar de uma balança de cozinha

Massa:
200gr de farinha de trigo
100gr de farinha para pão (usei um gran reserva, é mais fino que o normal, mas se não achar use o normal mesmo)
5gr de fermento biológico (de bolo)
5gr de fermento seco (de pão)
20 gr de açúcar
pitada de sal
90gr de água morna
90gr de leite morno
1 colher de sopa de óleo
papel manteiga
panela a vapor ou panela de bambu

Misture todos os secos e coloque no processador,  misture a água, leite e óleo e vá colocando aos poucos pela abertura da tampa já com o processador girando, rapidinho vira uma bola. Tire do processador e passe para uma vasilha, molde uma bola, se achar que precisa coloque um pouquinho de farinha.  (Sem o processador é a mesma coisa, misture os secos e vá colocando os líquidos aos poucos, e sove muito bem por pelo menos 10 ou 15 minutos.)
Tampe a vasilha com filme plástico e deixe descansar por 1 hora (eu deixei dentro do forno, desligado é claro), a massa tem que dobrar de volume.
Depois divida a massa em oito pedaços, faça bolinhas, cubra com um pano limpo e deixe crescer por mais 15 minutos.
Abra a massa com um rolo, recheie, feche. Corte oito pedaços de papel manteiga e coloque cada nikuman em cima do papelzinho, cubra novamente com o pano e deixe descansar por mais 15 minutos.
Coloque  os nikuman, com o papel mesmo, dentro da panela a vapor, já com a água fervendo, coloque um pano limpo na tampa, para que a água não caia sobre o nikuman.
O pano fica na parte de dentro da tampa, mas não encosta no nikuman.
Eu dobrei o pano ao meio, e mesmo assim ficou sobrando pano nas bordas, então coloquei em cima da tampa, para não ter perigo de pegar fogo, todo cuidado é pouco! Se usar a panela de bambu não precisa do pano.
Mesmo a minha panela sendo grande coloquei só quatro de cada vez, não quis deixar amontoados.
Cozinhe por 20 minutos.

                                clique na foto para aumentar

Recheio

200gr de carne de porco moída
100gr de broto de bambu picado
3 cogumelo shiitake seco, deixar hidratar em água morna e depois picar (colocar num recipiente pequeno e colocar pouca água, assim o caldo fica mais concentrado)
10cm de alho poró picadinho
15gr de gengibre picadinho
1 colher de sopa de molho de ostra
1 colher de sopa da água que o cogumelo shiitake ficou de molho
2 colheres de sopa de shoyu
2 colheres de chá de sake
1 colher de chá de açúcar
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de óleo de gergelim
pitada de pimenta do reino

O cogumelo seco demora bastante para hidratar, mesmo com água morno demorou bem mais de uma hora, por isso hidrate bem antes de começar a fazer a massa.
Pique o alho poró e o gengibre bem pequenininho, menor do que o broto de bambu e o shiitake.
Misture todos os ingredientes e divida em oito porções. Deixe na geladeira até a hora de usar.

Coma quentinho e com karashi, uma mostarda japonesa picante.
Deu pra matar as lombrigas! 🙂
Ah! Lá no Japão também tem pizzaman, a mesma massa com recheio de pizza! Gostoso também, quem sabe em outro dia! 😉
Bjos

[ad_2]

Source link