Hoje vai aprender como fazer biscoito amanteigado com goiabada nos faz recordar dos tantos momentos especiais da nossa vida. É bem aquele doce de vovó, do café da tarde, ou que a gente ia comendo na frente da TV.
Se você quiser ter essas boas memórias, ou, caso não conheça, quiser saborear um doce caseiro super leve, não deixe de conferir o passo a passo.
Mas, primeiro, leia toda a receita, recomendações e dicas.
Receita De Biscoito Amanteigado Com Goiabada | Bolacha: Saiba Como Fazer
Ingredientes
250g
de farinha de trigo sem fermento;
170g
de manteiga ou margarina;
100g
de açúcar refinado;
- Em um recipiente grande, despeje a farinha, a manteiga, o açúcar e a essência de baunilha;
- Misture tudo, amassando muito bem com as mãos, até a massa ficar sequinha (mas não muito, só ao ponto de não grudar nas mãos) e homogênea;
- Depois, deixe descansar por quinze minutos, pelo menos;
- Enquanto a massa descansa, você pode ir cortando a goiabada;
- Em uma superfície (pode ser uma tábua), corte a goiabada em finas fatias e depois corte novamente em pequenos quadradinhos;
- Polvilhe os quadradinhos no açúcar, para facilitar o manejo da goiabada;
- Depois, coloque-os em um prato e reserve um pouco.
3
Voltando à Massa para modelar os biscoitos
-
- Agora que a massa já descansou o suficiente, pegue pequenas quantidades e, em uma superfície, vá formando rolinhos compridos.
Isso organiza a receita, fazendo com que os biscoitos amanteigados com goiabada fiquem uniformes;
-
- Corte esses rolos da massa em pequenos pedaços, modele bolinhas com cada um deles e vá colocando sobre uma fôrma;
- Utilize um boleador para fazer furos nas bolinhas da massa, onde serão inseridos os pedaços da goiabada;
-
- Preaqueça o forno a 180º por 15 minutos. Durante esse tempo, os biscoitos amanteigados ficarão descansando em uma forma;
- Depois disso, leve ao forno e deixe assar por um período entre 10 a 15 minutos;
- Quando os biscoitos saem do forno, eles podem ficar moles. Neste caso, espere um pouco para que tomem a consistência correta: assado e crocante.
-
- Após alcançar o ponto ideal, passe os biscoitos no açúcar;
- Prontinho! Agora é só servir.
Recomendações:
-
- A quantidade da essência de baunilha é uma colher (chá). Mas, esse ingrediente é opcional;
- Utilize, necessariamente, os ingredientes conforme descritos. E a margarina precisa ser aquela com 80% de lipídios;
- A fôrma correta para essa receita é aquela baixa e de alumínio, muito utilizada para pizzas;
- Quando colocar as bolinhas da massa na fôrma, não se esqueça que precisam ficar bem separadas umas das outras;
- Cuide para que os pedaços da goiabada sejam pequenos o suficiente para caberem na cavidade que será aberta na massa;
- Verifique sempre o seu forno enquanto assa os biscoitos. Cada um tem uma potência diferente e isso pode interferir no processo. Olhe de 5 em 5 minutos;
- Caso não utilize balança para medir os ingredientes, pode ser complicado saber a quantidade certa da manteiga, por exemplo. Então, saiba que 170g é o equivalente a umas três colheres (sopa) cheias. Mas, vá testando, misturando com a farinha enquanto coloca. Algumas marcas absorvem mais a gordura, outras menos;
- É desnecessário untar a fôrma para assar os biscoitos;
- Essa receita é muito tradicional, mas já pensou como ficaria se experimentasse colocar chocolate no lugar da goiabada qualquer dia desses? Se quiser deixar bem colorido na hora de servir, pode rechear alguns com goiabada, outros com chocolate e, também, utilizar geleia. Chega a dar água na boca!
Aproveite e veja nossa lista com 13 receitas de biscoito -bolacha de maizena com leite condensado que fizemos para sua alegria. E uma lista incrível de receita de biscoito amanteigado caseiro.
Dicas:
- Se na hora de misturar a massa, ela grudar em suas mãos, acrescente mais farinha até obter a textura certa;
- Se for fã de coco, pode acrescentá-lo, polvilhando em cima dos biscoitos. Mas, isso precisa ser feito antes de levá-los ao forno;
- Se quiser facilitar o manuseio da goiabada, há outras formas. Ao invés de polvilhar cada quadradinho no açúcar, pode inserir toda a goiabada em um daqueles sacos próprios dos confeiteiros e distribuir nos buraquinhos dos biscoitos. Além disso, pode peneirar por cima da goiabada. Depois é só misturar um pouco. Só tome cuidado com o ponto;
- Aliás, para saber se os doces estão no ponto, faça o teste do garfo. Espete-os com um garfo (muito levemente, para evitar quebrar) e sinta a consistência. Ele não vai ficar durinho antes de esfriar, mas também não pode estar muito mole e úmido.
Armazenamento correto
Essa receita é uma ótima opção para vender. O armazenamento correto é o seguinte: se for colocar em saquinhos no freezer, os biscoitos duram por até um mês. Se armazenar em vidro, podem durar três meses.
Aliás, se for vender, utilize embalagem de celofane.
Quer ter uma receita 100% natural?
Faça, também, a sua própria goiabada! É muito fácil e pode fazer em grande quantidade para vender, ou utilizar em outras receitas.
Bata no liquidificador 1kg de goiabas descascadas e cortadas, junto com ½ suco de limão e 150 ml de água.
Depois, peneire e coloque o líquido em uma panela. Irá ferve em fogo baixo junto com 500g de açúcar refinado. Prontinho! Aproveite fazendo os doces da receita ou utilizando em compotas.
O sabor que todos vão amar
Algumas comidas ativam memórias muito especiais em nossa mente. O café da manhã tranquilo, o café da tarde em família e pequenos momentos que compõem nossa vida.
A simplicidade desse doce o torna ainda mais gostoso. Queremos sempre compartilhar o momento de apreciação com as pessoas que gostamos.
Além disso, é um biscoito que rende muito e pode ser um ótimo negócio para quem quiser vender. Sendo leve, ele será apreciado em qualquer lugar ou situação.
Experimente agora essa maravilha de bolacha amanteigada com goiabada. Ela irá conquistar a sua casa e a sua vida!
Gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.