[ad_1]
Pão-de-ló para mim só tem uma receita… a da minha avó. Mesmo que não tenha conhecido os cupcakes de hoje a vó Djanira me deixou uma receita que, apesar de antiga, se renova sempre. Além de fazer parte de meu banco de memórias, quando a saudade bate, posso sacar doces momentos de quando ela preparava esse bolo… E eu ali, pertinho dela, não vendo a hora do bolo sair do forno. Lembro até da cor dele e da casquinha branca que formava em cima.
A vantagem de fazer cupcakes com esta massa é que as forminhas ficam sequinhas e sem manchas de óleo ou manteiga. E não vai leite!
Pão-de-ló da minha avó – para cupcake
Rende 24 forminhas
4 ovos – claras separadas
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 xícara de água
1 colher (chá) de fermento em pó.
Para decorar:
Cobertura de chantilly, buttercream ou creamcheese
Coco ralado
Biscoito de maisena triturado
1) Pré-aqueça o forno a 180°C.
2) Na batedeira, bata muito bem as claras em neve com uma pitada de sal. Em seguida, reduza a velocidade e junte o açúcar, as gemas, a água e a farinha, sem parar de bater até incorporar tudo.
4) Faça a decoração: Coloque a cobertura escolhida no saco de confeiteiro e com o bico de confeitar, comece na borda a desenhar um círculo e continue subindo para completar uma espiral.
Nos cupcakes das fotos depois de cobrir todos os cupcakes eu passei alguns no biscoito triturado e outros no coco ralado. Ficam lindos.
Dicas:
- Faça um recheio de nutella, brigadeiro, geléia, doce de leite. E o meu recheio favorito é o “curd de abacaxi“, com cobertura de chantilly e passado no coco ralado, bom demais!!!
- Para fazer o furo no cupcake para colocar o recheio: depois de assado, use um tirador de miolo para maçãs (apple corer).
[ad_2]
Source link